Rondônia terá o 'Julho Amarelo' em campanha de combate às Hepatites

por Sabrina Camargos publicado 10/07/2017 10h05, última modificação 10/07/2017 10h04
Mês é alusivo ao 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites. Campanha foi iniciativa do Poder Legislativo do Estado.

 A partir deste ano, em todo o estado de Rondônia, serão realizadas campanhas alusivas ao ‘Julho Amarelo’, movimento que faz referência ao dia 28 de julho, data que marca o "Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites". A campanha, segundo nota da Assembleia Legislativa (ALE), nasceu de iniciativa do próprio Legislativo estadual em atenção ao pleito da Associação dos Portadores de Hepatites do Estado de Rondônia.

 Segundo nota da ALE, a pauta foi suscitada em dezembro do ano passado. O texto diz que a hepatite é uma das doenças que vem se desenvolvendo cada vez mais e é considerada uma das maiores preocupações de saúde pública em todo país e no mundo.

 Com um índice elevado de infectados no Brasil, a assessoria da ALE informa que, em 13 anos de assistência à doença no SUS, foram notificados e confirmados 120 mil casos e realizados mais de 100 mil tratamentos.
Atualmente, são 10 mil casos notificados a cada ano. Estima-se que a hepatite tipo C seja a responsável por cerca de 350 a 700 mil mortes por ano no mundo, diz a nota.

 A hepatite é uma doença infecciosa que afeta o fígado, causando a cirrose e  outros problemas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o Brasil registra 8.040 novos casos de câncer de fígado ao ano. A doença é responsável de 31% a 50% dos transplantes em adultos.

Link de Referência: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2016/02/rondonia-tera-o-julho-amarelo-em-campanha-de-combate-hepatites.html

error while rendering plone.comments